Colete à "menino do rancho"

Na escola onde anda o Falipe, promoveram um festival de teatro infantil e foi-me pedido que levasse alguns "adereços" para ele vestir no dia da peça.

Consistiam numas calças pretas, uma camisa simples e um colete preto.

Uma vez que não me estava a apetecer ir correr lojas à procura duma peça de roupa destas, não só porque não abundam, mas porque sei que ele dificilmente vestiria tal coisa no dia-a-dia ou noutro qualquer contexto, achei que o melhor seria mesmo confeccioná-lo eu, costurando um... ou seja, decidi armar-me em alfaiate!
Levei 3 noites a fazer isto... na primeira noite procurei pelos tecidos que tinha em casa, se havia algo que se adequasse, e passei logo à pesquisa de tutoriais ou artigos em que me pudesse basear para fazer tal projecto. Vi nos muitos livros de crafts que fui adquirindo, mas não havia assim nada em concreto que me pudesse ajudar... 
No entanto descobri aqui quase toda a informação que precisava para cimentar as ideias que eu já tinha inicialmente. Só que a ideia inicial era talhar apenas as duas partes da frente e as costas, e nunca equacionei fazer-lhe um forro... mas é sempre assim, começo com um projecto simples e muito tímido, e depois vou "ganhando a mania das grandezas" e acho-me capaz de coisas que ainda não aprendi.
Na segunda noite tratei de talhar todas as partes do colete e na terceira noite e véspera da peça, costurei as partes todas.
Bem, neste caso, a minha "mania das grandezas" deu resultado, afirmo eu, cheia de mim... é que nunca pensei que fosse realmente capaz de chegar a tão bom resultado... o colete está um bocado aldrabado e há partes em que ficou mal acertado, mas para primeira experiência deste género posso dizer que gostei do resultado final! E só tive que desmanchar uma bainha em todo o processo...
E se tiver que fazer um de novo, já sei que vou alterar algumas partes do processo, que creio farão com que fique melhor acertado.

O mais engraçado foi que nem fiz a prova do colete no Falipe e como o costurei todo na noite de véspera, só o vi com ele vestido no dia da peça. E assentou-lhe que nem uma luva e ele parecia mesmo um menino do rancho folclórico!
costas talhadas a partir duma t-shirt e depois a "olhómetro"

duas laterais da parte da frente, talhadas a partir das costas e depois a olhómetro...

talhei primeiro uma lateral e depois a outra a partir dessa, de forma a fazer "espelho"

talhei o forro a partir da lateral da frente

colete acabado!

Comentários

  1. eiiixxxx Naná !!!!

    Fizeste um colete à séria e foi mesmo made by mamã !!!!

    Parabens !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rags, obrigada!
      Tu viste que fiz mesmo um colete à séria!???
      Inspirei-me nos coletes que o meu avô usava... só não lhe fiz o bolso à frente para o relógio e a fita atrás para o ajuste nas costas...

      Eliminar

Enviar um comentário

Ponha aqui as suas mãos!

Mensagens populares