Tricotando

O tricot sempre foi uma arte que nunca dominei.
Foram mais que muitas as pelejas que a minha mãe teve comigo para me ensinar, a ponto de eu conseguir esgotar-lhe a paciência, coisa raríssima de suceder, já que a minha mãe era dotada desta virtude a nível que conheci em poucas pessoas.

Foi recentemente que comecei a aprender os rudimentos do tricot e finalmente compreendi o preceito de passar a malha de uma agulha para a outra, que era exactamente o que não entendia. E eu, quando não compreendo uma coisa, não a assimilo. Fico frustradíssima com isso, mas é assim mesmo!

Tenho a agradecer à minha querida D. Amália, por me ter finalmente feito compreender uma coisa que é bastante simples até.

Para se dominar o tricot, tal como nas restantes artes, a prática continuada aguça o engenho e apura a perfeição.
Por isso, comecei um projecto em tricot, um cachecol bastante simples, que será para mim. Quero exibir ao pescoço o meu primeiro projecto, com eventuais defeitos e tudo (que os haverá, estou certa!).

Para já estou a dar-me bem com o projecto e já comecei a abrandar o esforço de concentração que fazia para não deixar escapar uma malha, e que me fazia apertar as malhas a um ponto extremo. As coisas já vão fluindo mais naturalmente. Creio que o fio de lã também ajuda a que isso assim seja. É muito macio e maleável.



Comentários

  1. .


    Eu quero arrepiar teus
    pelos, domingo, na pá-
    gina do meu blog.

    Te espero lá.

    Beijos,

    silvioafonso







    .

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma coisa que ando cheia de vontade de retomar, o tricot. Quando há dois anos quis fazer um cachecol, já nem sabia "montar" as malhas na agulha...

    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fim de semana peguei-lhe e quando pensava que lhe tinha apanhado o jeito, percebi que estava a "perder" malhas de um dos lados do cachecol... valha-me D. Amália na hora da asneira!

      Eliminar
  3. retomei o tricot, mas caí na asneira de o fazer com linha de algodão! resultado, desisti:( Tenho de atacar novamente as minhas agulhas mas com lã!
    O teu cachecol está a ficar impecável e tem uma cor mesmo como eu gosto;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desististe? Então?! Não pode ser...

      Obrigada, também é das minhas cores preferidas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Ponha aqui as suas mãos!

Mensagens populares