Deu buraco...
No passado dia 30 de Novembro, fui mais uma vez ao workshop de tricot com a querida e sempre simpática Sofialgarvia - as portimonenses são todas simpáticas, está visto!
Desta vez, o projecto era executar um gorro ou uma boina, e como há muito que percebi que os gorros não me favorecem, optei pela boina, e mesmo também pelo grau de dificuldade se me afigurar um bocado maior.
Até que cheguei à penúltima carreira... em que as várias reduções já não me davam margem de manobra para trabalhar com as agulhas. Na tentativa de puxar o cabo de forma a que tivesse uma folga para conseguir manusear as agulhas, eis que puxei o cabo de tal forma que as malhas saltaram da agulha.
Tentei não entrar em pânico e olhar atentamente para o trabalho de forma a apanhar as malhas que tinham caído. Crente que as tinhas conseguido apanhar todas, continuei e executei a última carreira. Rematei a boina.
Quando experimentava, toda feliz, apercebi-me que um dos buracos ornamentais da boina me parecia maior... e que raio de arrebite manhoso é aquele ali? perguntava-me eu...
Pois é, deu buraco e bem grande! Afinal não tinha conseguido apanhar as malhas todas e aquele buraco e as correspondentes malhas soltas eram a prova disso.
Fiquei tão triste...!
Resta-me agora a preciosa ajuda duma colega entendida nestas coisas ver se consegue apanhar as malhar com uma agulha de barbela e remediar a coisa.
E só por via das dúvidas, já comprei um conjunto de cinco agulhas de ponta dupla, e para a próxima vou tentar usá-las neste tipo de situações, para evitar maiores desgostos!
Post editado - já tenho o "buraco" resolvido! Yeayyyy
A lã é LINDA.
ResponderEliminarÉ difícil apanhar as malhas caídas no tricot, à conta disso desmanchei umas boas horas de trabalho na manta bordeaux ( por falar nela... há muito que está esquecida)
A lã (Miltons Esmeralda) é espectacular, muito macia, apesar de não parecer à primeira vista.
EliminarEu ainda equacionei desmanchar, mas como há malhas que são compostas por laçadas, achei que seria pior a emenda que o soneto...
Trabalhar circularmente sem agulhas de 2 pontas não é fácil, quando se está à largueza é fácil mas ao estreitar o trabalho já não é tão fácil assim, sei-o porque andei a testar umas meias e é mais o tempo que se perde a puxar o nylon do que a tricotar... e quando as agulhas se escapam isso também é caso para stressar. Para piorar a lã cezanne é muito irregular, ora é fina ora é espessa e basta deslizar um pouco sem querer e as malhas perdem logo a forma e são difíceis de apanhar. É uma questão de treino recuperar as malhas de volta mas aprender em peças assim não é a melhor forma de começar. Com a agulha de crochet consegues recuperar as malhas na perfeição tens é que saber ao certo quantas malhas perdeste e como a boina é toda em meia a técnica é sempre a mesma, mas se tens reduções no meio das malhas perdidas isso aí já é mais complicado mas não impossivel, eu que o diga porque na titanium shawl que fiz tive alguns dissabores que pude emendar sem ter que desmanchar 2 carreiras de 231 malhas em cada carreira só por causa de uma redução mal feita... Boa sorte ;o) Beijinhos
ResponderEliminarEsta lã é a Esmeralda, super parecida com a Cézanne, que também comprei para outro projecto... e o risco de desmanchar é o facto de ter malhas que eram laçadas... acho que se desmanchasse nunca mais conseguiria apanhar o fio à meada...
EliminarCredo, duas carreiras de 231 malhas... nem quero pensar numa coisa dessas!
Ái que contentinha estou por ter aterrado aqui!
ResponderEliminarEu que sou uma iniciante nestas viagens!
E tanto tenho para descobrir através deste teu cantinho, Náná!
OBRIGADAAAAAAAAA!
Muah!
Benedita, obrigada pelas tuas palavras tão queridas!
EliminarPassa cá sempre que queiras, e se precisares de ajuda, de dicas, desde que eu possa ajudar, tu apita!
Beijocas
A lã é tão linda! E fico contente por teres conseguido resolver o buraco. Era uma pena essa boina ficar sem uso.
ResponderEliminarAinda bem que a minha colega conseguiu resolver... se tivesse que desmanchar... ai ai...
EliminarCoisas destas também me costumam acontecer, e depois lá ligo para o meu S.O.S. Essa minha amiga tem uma paciência para mim que é uma coisa do outro mundo. São estes erros que nos ensinam melhor. A lã é de facto muito bonita. ;)
ResponderEliminarAinda bem que temos um S.O.S.! O que seria de nós?! Assim aprendemos com os erros e aprende-se com os S.O.S. como se emendam ;)
EliminarMas na foto está perfeita:-) e parece ser quentinha.
ResponderEliminarBeijinho
Eu até tirei foto da asneira, mas ficou desfocada... é quentinha e muito macia ;)
EliminarBeijinhos
Oi.Não consigo ver um buraco na foto, mas pelos vistos o problema já esta resolvido, ainda bem.
ResponderEliminarGostei muito da cor da lã.
Eu por acaso também prefiro boinas a gorros.
Beijinhos
A foto que tirei onde aparecia a asneira ficou desfocada...
EliminarA lã Miltons Esmeralda tem tons matizados lindos! E a Cézanne ainda mais ;)
O modelo...apesar do dito buraco...continua lindo!
ResponderEliminarSe gosta aproveite-a...e quem sabe não dá um jeito de tornar o buraco...
tapado e bem divertido!
Boa noite!
Maria, a minha colega conseguiu resolver o problema e o buraco ficou disfarçado, parece que faz parte do modelo ;)
EliminarAgora já vou poder andar de cabeça quentinha ;)
Beijinhos
Eu não entendo nada disto, mas vejo que a boina está tão bonita! Adoro a Lã e fico contente por já não existir o dito buraco! Beijinhos! (ando a aprender a fazer um gorro básico, muiito básico! ;) )
ResponderEliminarJoana, no tricot sou ainda e sempre uma aprendiz :) mas é um vício enorme!
EliminarBeijinhos