segunda-feira, 9 de março de 2015

The Age of Brass & Steam Kerchief Shawl #2

Já vos tinha mostrado aqui que andava a tricotar o meu primeiro xaile em tricot (ainda hei-de fazer um em crochet!), sendo este um dos meus objectivos para 2015.

Até finalmente engrenar com o esquema foi o cabo dos trabalhos! Não porque o esquema fosse particularmente complicado ou difícil de executar, que não é. Mas por alguma razão enganava-me nas malhas ou não entendia bem o que estava a fazer e porquê, e até ultrapassar isso, a coisa esteve mesmo complicada...

Assim que finalmente "descobri a pólvora", parece que tudo parecia simples e tricotar este xaile tornou-se mesmo viciante, já que eu a cada bocadinho de tempo livre que tinha, só me queria agarrar a ele para o tricotar e ver crescer.

Não posso dizer que o xaile é exactamente como o esquema descreve. Tem umas certas "variações" ao esquema original, umas premeditadas e decididas conscientemente, outras foram absolutos flops meus, que depois arranjei maneira de corrigir ou decidi manter, porque afinal o efeito até ficou bonito. Os erros que cometi deveram-se em exclusivo ao cansaço derivado de quem anda privada de sono vai para 9 meses... como por exemplo rematar o xaile duas carreiras antes do estipulado, porque li para fazer "3 rows" da "final section". Como a tal secção final era composta por 3 voltas, na minha cabeça eu achei que tinha que fazer apenas 1 vez a secção final e não 3 vezes, como era o pretendido. Quando me apercebi da má interpretação, já estava o xaile mais de meio rematado...

Mas eu não me importei com isso, porque gostei do resultado final e para mim foi uma tremenda conquista, uma aprendizagem fantástica e que mais uma vez serviu para cimentar a minha confiança a tricotar.

Obrigada, Sofia, por me teres desafiado!

Da meada ainda sobrou um bom bocado... não dá para umas mittens, para minha grande pena.
Depois logo decido o que fazer com o que sobrou.

Mais um objectivo pessoal alcançado!
Venham mais xailes!






25 comentários:

  1. Também ele esteve "preso por alfinetes"...

    Muito giro, sem ser demasiado grande.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! :)
    Isto é algo que eu ainda não consegui fazer mas que gostava de tentar um dia destes.
    Já comecei mas está parado na lista dos pendentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula

      Parece mais complicado e difícil do que é na realidade ;)

      Eliminar
  3. Lindo! E os tons são muito bonitos. Parabéns, está fantástico e em relação flops, nada à vista. Está perfect! bjs e resto de boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      Os flops só eu sei quais são ;)

      Digamos que não são bem flops, são "modificações" ao modelo original ;)

      Eliminar
  4. Este é um dos modelos que ainda não fiz e gostava muito de fazer!
    Ficou lindo.

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manela, força! O difícil é começar mesmo!

      Depois quero ver ;)

      Eliminar
  5. Ficou lindo :) E não encontro defeitos nenhuns :) Muito bonito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, obrigada!

      Os defeitos são essencialmente modificações ao modelo original :)

      Eliminar
  6. Parabéns Naná, ficou lindo e esse matizado é lindissimo ! Pois eu a cada xaile ou peça em tricot que seja com pontos novos, novas técnicas é sempre bom pois ganhamos algum calo e confiança e de certa forma uma ideia como as peças ganham forma e isso ajuda muito na execução/entendimento de outras peças. As laçadas não assustam ninguém mas se nos falha uma ai ai dá trabalho para descobrir mas é bom para treinar os olhos e a atenção, algo que estou solidária contigo, pois às vezes gostávamos muito de ter a cabeça descansada para perceber certas coisas e só mesmo com muito silêncio e disponibilidade conseguimos acertar com as agulhas, coisa que com 2 filhotes, um deles bebé nem sempre é possivel ;o). Será o 1º trabalho de muitos! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana!
      O fio é mesmo muito bonito, ideal para este tipo de projectos.
      É como dizes, ganhamos experiência e principalmente muita confiança!
      E sim, este esquema vou repetir de certeza ;)

      Eliminar
  7. such a pretty shawl! and the colors are just those of that shore landscape: blues, greens, browns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much Francesca!

      The thread I used is very beautiful :)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada!

      O fio é mesmo muito bonito e super fácil de trabalhar ;)

      Eliminar
  9. Olá Naná, és uma mestra no crochet e no tricot. Eu nestes aspetos sou uma verdadeira nódoa. O xaile ficou muito gracioso, e a linha matizada é bem bonita. Se fosse meu, talvez tivesse feito um nadinha maior, é que gosto mesmo de me envolver numa peça quentinha.
    Quanto ao talego que farás com aproveitamento de outros, gostava mesmo de o ver, uma vez conckuído. Tive pena que todos os panos e paninhos e sacos do enxoval da minha mãe, tivessem desaparecido de casa do meu pai. Durante anos vi-os por lá, não lhes dava valor, agora que aprendi a apreciá-los, já não se encontram! bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, não és nada uma nódoa! Cada um faz o melhor que sabe e consegue ;)

      O xaile é mesmo assim porque o objectivo é usar como se fosse um cachecol, com o bico virado para a frente. Mas tenho em mente fazer um bem maior, exactamente para me aconchegar nele :)

      Quando fizer o taleigo, mostro sim senhora :)

      Eliminar
  10. Muito giro, já ando a algum tempo a tentar fazer um, mas ainda me faz confusão esses remates e acrescentes e como não tenho esquema, vou sempre adiando. bjs

    ResponderEliminar

Ponha aqui as suas mãos!