domingo, 13 de setembro de 2015

Bricolage de férias / Vacation bricolage

Tinha este projecto preparado para concluir há já tanto tempo... mas faltava sempre algum pormenor e depois faltava sempre o principal: tempo para montar tudo e colocar em prática.

As paredes de minha casa têm estado muito "despidas" e eu há muito que pretendia pendurar umas molduras para lhes dar um ar diferente, mais acolhedor.

As molduras foram compradas deve haver quase um ano. Não demorei muito a escolher as imagens inspiradoras com as quais queria adornar a parede do meu canto da costura.

Mas eram 5 molduras, 1 grande e 4 mais pequenas, o que implicava fazer 5 furos na parede, coisa que me desagradava bastante. Gosto de ver coisas penduradas na parede mas não gosto de andar a "esfuracar" tudo... o que é um contra-senso, eu sei...

Andei a magicar como eliminar pelo menos dois furos e isso implicava "unir" as molduras mais pequenas, duas a duas. Ainda levei uns tempos a ter a ideia, pedi ajuda ao marido e tudo, até que um dia, andava a arrumar umas caixinhas de materiais e encontrei fitas de cetim de várias cores e plim "eureka"!! Era isso mesmo!

Ia usar fita de cetim para unir as duas molduras entre si.

Fiz aqui uma espécie de passo-a-passo, se quiserem um dia aproveitar a ideia.

Apenas uma dica: usem um pedaço grande de fita, para fazer as dobras grandes. As minhas dobras eram pequenas e foi difícil conseguir prender com a tacha, de forma a ficarem perfeitas e bonitas. Uma das minhas ficou meio "torcida"...

E assim, fizemos apenas 3 furos e não 5.

*****

I had this project prepared to be concluded for a long time... but there seemed to always be some detail missing, and also there was the most important detail: the time to assemble everything and put it to practice.

The walls in my house have been kind of "naked" since we first moved here and I have been wanting to hang some frames and pictures in order to give them a different look, more cosy.

The frames were bought almost a year ago. It didn't take me long to pick the pictures and inspiring images I wanted to put in them to make my crafty corner wall more pleasant.

But they were 5 frames, 1 big one and 4 smaller ones, which implied drilling 5 holes on the wall, and I didn't quite like that ideia. I like to see pictures hanging on the wall but I hate going about "piercing" everything... which is quite a non-sense, I know...

I kept wondering how would I avoid drilling at least 2 holes, and in order to do that I had to unite frames, the smaller ones, in a set of two. It took me a while to come up with the ideia of how to unite them, and I even asked the husband for help. Until one day I was organizing some materials and I found some satin ribbons and plim "eureka"! That was it!

I was going to use some satin ribbons to join the two frames. 

I make a small tutorial, if you want to use the tip in the future.

Only one piece fo advice: use a big piece of satin ribbon, so you can fold them easily. I had a tiny margin of the ribbon to fold and it was difficult to pin it with the tacks, so they are perfect and beautiful. One of mine ended up kind of twisted...

And just like that, we only drilled 3 holes instead of 5.

Material necessário / materials needed

Marcar o centro e depois o meio de cada de lado, onde vamos pregar as tachas (na zona inferior da moldura) / Mark the center and then the middle in each side where we are going to pin the tacks (at the bottom side of the frame)

Dobrar ligeiramente a fita, para garantir que suporta melhor o peso / Fold slightly the ribbon so to insure that it holds the weight better

As tachas já colocadas / The tacks already pinned

Repetir o processo no topo da moldura de baixo / Repeat the proccess on the top of the frame that is going to hang below

Alinhar as molduras, de forma a que estejam à mesma distância / Align the frames so that they are at the same height

Pendure as molduras na parede / Hang the frames on the wall 

8 comentários:

Ponha aqui as suas mãos!