quinta-feira, 4 de abril de 2013

School House - Projecto Retalhos e Detalhes

Eu sabia que este bloco iria ter um grau de dificuldade maior do que os anteriores.
Eu cortei os tecidos antecipadamente e preferi deixar este bloco para ser cosido quando tivesse real disponibilidade, não só em termos de tempo, mas também em termos de concentração e calma para concretizar o bloco.

Nunca pensei que iria ter o resultado que tive... quando o conclui, fiquei mesmo desapontada.
Percebi quase no fim do bloco que apesar de ter impresso os moldes segunda as instruções, algo tinha corrido bem mal com a impressão... os moldes ficaram demasiado pequenos, relativamente aos restantes retalhos que compõem o bloco.
Depois tive uma certa luta para coser direitinho as peças inclinadas do telhado, foi preciso coser e descoser pelo menos 5 vezes, porque nunca conseguia atinar os retalhos de forma a ficarem alinhados correctamente.

Quanto aos retalhos que compõem as portas e as janelas, foi mesmo canja.
Daí a sensação de desapontamento quando percebi que as partes do telhado eram bastante mais pequenas do que as restantes...
Para perceberem o que quero dizer, vejam só como ficou o bloco antes de ter sido "aparado"...




 Depois de ter acertado tudo, ficou assim e como podem ver, quase decepei a lateral da escola ao lado das janelas...
Definitivamente, só me sinto feliz com ele, por conta da combinação dos tecidos que resultou muito bem.


10 comentários:

  1. Admiro muito quem se aventure pelo patchwork, esse tipo de composições então acho uma aventura, porque se já é dificíl atinar com quadrados quanto mais com outras formas. Tenho comprado revistas que vêm com colchas assim com retalhos e acho tão bonito mas logo penso na minha máquina de costura que me decepciona dia após dia e acabo por desistir de sequer tentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como com o tricot e o crochet, a prática é muito importante!

      Mas a tua máquina de costura decepciona-te porquê, Susana?

      Eliminar
    2. Eu acho que está com problemas de tensão da linha, reduzindo ou aumentando vai dar no mesmo, parte-me os fios, faz-me fazer e refazer vezes sem conta uma costura... Depois melhorou mas acho que tá a voltar ao mesmo... É um singer das 1ªas que saiu para o mercado com uns discos de bordar e a minha mãe comprou uma nova mas mais barata e pelos vistos não a trocou só por ser mais leve e ter o braço amomível, mas porque esta já estaria com algum defeito. Quero mandar arranjá-la mas ando a adiar e depois fico com receio que seja um arranjo caro..

      Eliminar
    3. Já pensaste em ver se encontras no youtube um tutorial sobre afinação?! Em tempos encontrei e até me pareceu bastante acessível.
      Quanto ao arranjo, eles primeiro fazem um orçamento e depois se quiseres aceitas ou não... eu mandei arranjar uma que me ofereceram e o problema permaneceu e mais valia ter comprado uma nova, o que acabei por ter que fazer!

      Eliminar
  2. Está feito!!!! E concordo contigo em relação à combinação do tecidos:-)
    Quanto à medida dos moldes deve haver uma diferença de configuração de impressoras, daí eu ter registado as medidas, pois sei que isso acontece.
    Mas este é sem sombra de dúvida o bloco mais difícil de todos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isilda, pois só pode ser mesmo as configurações, porque eu verifiquei e voltei a verificar bem tudo antes de ordenar a impressão para não me enganar...

      É difícil, mas as janelas e a porta fiz com enorme facilidade, para ser sincera.

      Eliminar
  3. Os padrões utilizados são realmente muito mimosos :)
    Também tive esse problema! Cosi, desmanchei e só depois concluí que só podía ter a ver com as configurações da impressora, como tal tive de recomeçar com as medidas que a Isilda tinha colocado no molde.
    Mas este foi complicado, sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doríssima, obrigada!

      Mas no fim de contas está feito. Não se um dia destes não volto a tentar fazer de novo... a ver!

      Eliminar
  4. Acho que não conseguiria fazer este género de composição. Deve ser muito meticuloso. Mas Naná, o seu bloco ficou muito bonito e isso é o mais importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, eu também achava que sim, mas o facto é só tive mesmo dificuldade no telhado, por serem retalhos com planos inclinados. Quem já domina minimamente o patcwork consegue fazer as janelas e as portas até facilmente!
      Obrigada, Joana! :)

      Eliminar

Ponha aqui as suas mãos!