School House - Projecto Retalhos e Detalhes

Eu sabia que este bloco iria ter um grau de dificuldade maior do que os anteriores.
Eu cortei os tecidos antecipadamente e preferi deixar este bloco para ser cosido quando tivesse real disponibilidade, não só em termos de tempo, mas também em termos de concentração e calma para concretizar o bloco.

Nunca pensei que iria ter o resultado que tive... quando o conclui, fiquei mesmo desapontada.
Percebi quase no fim do bloco que apesar de ter impresso os moldes segunda as instruções, algo tinha corrido bem mal com a impressão... os moldes ficaram demasiado pequenos, relativamente aos restantes retalhos que compõem o bloco.
Depois tive uma certa luta para coser direitinho as peças inclinadas do telhado, foi preciso coser e descoser pelo menos 5 vezes, porque nunca conseguia atinar os retalhos de forma a ficarem alinhados correctamente.

Quanto aos retalhos que compõem as portas e as janelas, foi mesmo canja.
Daí a sensação de desapontamento quando percebi que as partes do telhado eram bastante mais pequenas do que as restantes...
Para perceberem o que quero dizer, vejam só como ficou o bloco antes de ter sido "aparado"...




 Depois de ter acertado tudo, ficou assim e como podem ver, quase decepei a lateral da escola ao lado das janelas...
Definitivamente, só me sinto feliz com ele, por conta da combinação dos tecidos que resultou muito bem.


Comentários

  1. Admiro muito quem se aventure pelo patchwork, esse tipo de composições então acho uma aventura, porque se já é dificíl atinar com quadrados quanto mais com outras formas. Tenho comprado revistas que vêm com colchas assim com retalhos e acho tão bonito mas logo penso na minha máquina de costura que me decepciona dia após dia e acabo por desistir de sequer tentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como com o tricot e o crochet, a prática é muito importante!

      Mas a tua máquina de costura decepciona-te porquê, Susana?

      Eliminar
    2. Eu acho que está com problemas de tensão da linha, reduzindo ou aumentando vai dar no mesmo, parte-me os fios, faz-me fazer e refazer vezes sem conta uma costura... Depois melhorou mas acho que tá a voltar ao mesmo... É um singer das 1ªas que saiu para o mercado com uns discos de bordar e a minha mãe comprou uma nova mas mais barata e pelos vistos não a trocou só por ser mais leve e ter o braço amomível, mas porque esta já estaria com algum defeito. Quero mandar arranjá-la mas ando a adiar e depois fico com receio que seja um arranjo caro..

      Eliminar
    3. Já pensaste em ver se encontras no youtube um tutorial sobre afinação?! Em tempos encontrei e até me pareceu bastante acessível.
      Quanto ao arranjo, eles primeiro fazem um orçamento e depois se quiseres aceitas ou não... eu mandei arranjar uma que me ofereceram e o problema permaneceu e mais valia ter comprado uma nova, o que acabei por ter que fazer!

      Eliminar
  2. Está feito!!!! E concordo contigo em relação à combinação do tecidos:-)
    Quanto à medida dos moldes deve haver uma diferença de configuração de impressoras, daí eu ter registado as medidas, pois sei que isso acontece.
    Mas este é sem sombra de dúvida o bloco mais difícil de todos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isilda, pois só pode ser mesmo as configurações, porque eu verifiquei e voltei a verificar bem tudo antes de ordenar a impressão para não me enganar...

      É difícil, mas as janelas e a porta fiz com enorme facilidade, para ser sincera.

      Eliminar
  3. Os padrões utilizados são realmente muito mimosos :)
    Também tive esse problema! Cosi, desmanchei e só depois concluí que só podía ter a ver com as configurações da impressora, como tal tive de recomeçar com as medidas que a Isilda tinha colocado no molde.
    Mas este foi complicado, sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doríssima, obrigada!

      Mas no fim de contas está feito. Não se um dia destes não volto a tentar fazer de novo... a ver!

      Eliminar
  4. Acho que não conseguiria fazer este género de composição. Deve ser muito meticuloso. Mas Naná, o seu bloco ficou muito bonito e isso é o mais importante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, eu também achava que sim, mas o facto é só tive mesmo dificuldade no telhado, por serem retalhos com planos inclinados. Quem já domina minimamente o patcwork consegue fazer as janelas e as portas até facilmente!
      Obrigada, Joana! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Ponha aqui as suas mãos!

Mensagens populares